sábado, 3 de dezembro de 2016

Crise dos Anos 30

O presente trabalho tem como tema “A crise dos anos 30”. Pretendemos propor uma reflexão sobre as consequências do fim da I Guerra Mundial, alinhamento económico na Europa, influência do abalo na Bolsa de Wall Street e a resposta europeia. Temos que considerar o período que vai desde 1920 a 1933.
Para obter o trabalho completo click em Crise nos Anos 30

Medidas de Assimetria e Curtose

O presente trabalho alude sobre o tema as Medidas de Assimetria e Curtose”. Ao longo do trabalho, vai se da referencia a analise dos elementos que compõem o tema em análise e suas características. O trabalho esta dividido segundo uma ordem lógica em três partes que são a introdução, o desenvolvimento e a conclusão para permitir uma visão global do trabalho. As Medidas de Assimetria e Curtose juntamente com as medidas de posição o e dispersão, permitem a descrição e compreensão completa da distribuição das frequências tanto absolutas como as relativas.
Para obter o trabalho click em Medidas de Assimetria e Curtose

Sistemas Macroeconómicos

O objetivo deste trabalho é apresentar os principais Sistemas Macroeconómicos e o seu funcionamento. Inicialmente, definimos Económia e sistema económico. Em seguida, apresentamos a classificação dos sistemas económicos, factores de produção,assim como ilustramos algumas figuras demostrando o funcionamento da económia.
Para obter o trabalho completo click em Sistemas Macroeconomico

Socialização

No presente trabalho iremos  abordar o tema “socialização” onde definiremos a como a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria.  Como tambem iremos falar de mecanismos, dos Grandes pensadores e repercussores da sociologia, do ressocialização que esta difimos como o processo atraves do qual o homem e reintegrado na sociedade,onde devera retomar ao modo de vida que levava antes de ser  desintegrado da sociedade. E por fim abordaremos o papel das sanções e premiaçoes.
Para baixar o documento completo click em Socialização

Sistemas de Partidos Politicos

O Presente Trabalho tem como tema Sistemas de Partidos Politicos". Pretendemos propôr uma reflexão sobre as sistematizações propostas por Giovanni Sartori e Maurice Duverger. Os sistemas de partidos políticos tem recebido diversas classificações e sistematizações de acordo com o ponto de vista de cada politólogo. A implantação ou operacionalização destes, tem sido um ponto importante para o desenvolvimento da capacidade de determinação e exposição das problemáticas sociais e uma forte ferramenta de pressão ao Estado. Deste modo, podemos nos arriscar a dizer que os sistemas de partidos políticos permitem compreender até que ponto as liberdades dos governados estão salvaguardadas e qual a sua intervenção e importância nos processos políticos.
Para baixar o documento completo click em Sistemas de Partidos Politicos

Dinâmica da Mente Humana - Processos Mentais (Resumo de Trabalhos)

Memória
É a capacidade de armazenar, processar e recuperar informações que vem do exterior. Existem dois diferentes processos da memória: a memória a curto prazo que é o depósito de memória primária, informação sensorial e a duração é pequena e subdivide-se em memória imediata (a informação recebida fica retida durante um período de curto de tempo) e memória de trabalho (a atividade de armazenamento e de utilização de informação ligada especificamente a realização de uma tarefa); e a memória a longo prazo que é o sistema que permite que a matéria permaneça adormecida durante muito tempo e subdivide-se em: memória do trabalho (memória que guarda a informação sobre a qual está sendo trabalhada), memória episódica (memória que diz respeito à recordação de informação recente) e a memória genérica (armazena milhões de factos e o conhecimento do senso comum).
Para obter o trabalho click em: Dinâmica da Mente Humana - Processos Mentais

Resumo de Aulas de Economia nº 1

Tema: Conceitos Básicos de Economia
Conteúdo
  • Conceito e Objecto da Economia;
  • O Método da Economia
  • Economia, Microeconomia e Macroeconomia
  • As Necessidades, Os Bens Económicos e os Serviços; Factores de Produção; e Agentes Económicos
  • Problemas fundamentais da Economia.
  • Escassez e escolha: A curva das possibilidades de produção. Custo de Oportunidade
  • Relações ou interdependências da Economia com outras ciências
Para obter o documento completo click em Resumo de Aulas de Economia nº 1

Paradigmas das Relações Internacionais

No presente trabalho da Cadeira de Teoria de Relações Internacionais farei uma breve resenha dos principais paradigmas usados nas análises e pesquisas ligadas às Relações Internacionais, nomeadamente Idealismo, Realismo, Pluralismo e Globalismo, apresentando o conceito de paradigma, as funções e as diferenças com teoria. Em seguida o contexto histórico, os principais percussores, os pressupostos. E por fim a aplicabilidade e a críticas que perfazem os paradigmas.
Para obter o documento completo click em Paradigmas das RI

Os Conflitos Balcanicos de 1912

No inicio de 1912, a Rússia já tinha sarrado as suas feridas e voltou a ter uma politica externa activa. A expanção para o extremo oriente estava-lhe agora vedada, uma vez que seria demasiado perigoso correr o risco de um novo conflito com o Japão. Volta se entao de novo para os Balcãs, onde retoma a sua tradicional Politica ded avanço para os estreitos. Tal como os seus predecessores, Nicolau II vai começar por fazer uma aliança como Imperio Otomano e, quando esta fracassou, faz um acordo com as potencias Balcanicas cotra a turquia que, à epoca, se defronta com dificuldade, tanto a nivel interno como a nivel externo dificuldas que a tornam mais vulnarevel aos golpes que le sao dirigidos.
Para obter o trabalho click em Os Conflitos Balcanicos de 1912

O Papel da Psicologia no Curso de Relações Internacionais e Diplomacia

A psicologia é uma ciência imprescindível nas ciências sociais, sobretudo nas Relações Internacionais devido ao seu objeto de estudo que é o comportamento e as mentes dos seres humanos e por vezes de outros seres. Procura explicar, clarificar, interpretar, implementar e analizar os feitos inerentes ao comportamento humano e aos processos mentais. Durante vasto período de tempo foram surgindo teorias e correntes psicológicas que tentaram e outras até responderam a alguns preceitos dos estudos da mente humana. Seria menos apreciativo se o teor da psicologia não se fizesse presente no estudo das relações internacionais, pois os técnicos ou atores desta se relacionam entre eles através de contacto oral, ideológico ou mesmo estratégico, daí que a psicologia é imprescindível nos técnicos desta área porque dum lado desenvolve no técnico deste ramo de ciências de saber capacidades psíquicas e mentais para lidar com diversas individualidades, nas tomadas de decisões, na abordagem e relacionamento com agentes externos.

Movimentos De Libertação Em África

No trabalho que se segue o tema abordado é movimento de libertação e seu impacto na arena internacional. O principal objectivo é abordar o processo de libertação de cada um dos países que aqui serão abordados, os movimentos que mais se destacaram ou, iremos basear-nos na relevância dos países na história no que diz respeito a sua luta pela independência. Os países abordados neste trabalho, são: Moçambique, Argélia, Ghana, Africa do Sul, Angola, Senegal e Congo.
Para obter o documento completo click em Movimentos De Libertação Em África

Corrida Armamentista

O termo "Guerra Fria" representa o conflito ideológico nascido em decorrência do final da Segunda Guerra Mundial por conta das redefinições processadas pelos países vitoriosos do conflito, no caso, Estados Unidos (ícone do capitalismo) e União Soviética (ícone do socialismo). É um período de muitos ajustamentos, conflitos localizados e disputas que caracterizam a rivalidade entre os dois blocos mais poderosos do planeta nesta época.
O final da Segunda Guerra Mundial apresentou as características da Guerra Fria desenhada nos encontros realizados entre as superpotências onde ficaram claras as divergências entre Estados Unidos/Inglaterra e a URSS. Essa bipolarização, com risco de guerra iminente, mas que felizmente não alcançou a realidade traduziu-se em factos que ficaram marcados no decorrer da segunda metade do século XX, motivando guerras e movimentos revolucionários por todo o mundo e alterando consideravelmente a estrutura das nações em nome dos interesses dominantes.
Este periodo foi marcado por uma acelerada corrida armamentista, protagonizado pela duas superpotencias, munindo os seus arsenais de potentes armas de destruicao macica. Tambem teve uma enorme capacitacao dos seus movimentos ou agencias de inteligencia e contra-inteligencia no sentido de manter controlada a movimentacao do adversario e ate de fomentacao de ataques de sabotagem em caso de perigo de superacao ao seu poderio militar.
Para fazer download do trabalho completo click em Corrida Armamentista

Emoções

As emoções constituem expressão de sentimentos, pensamentos e comportamentos. Quando estamos felizes, tristes, por exemplo expressamos uma emoção. Dai a preocupação da psicologia em entender porque as pessoas se emocionam; estudar como as emoções influenciam o comportamento. As emoções têm uma natureza subjectiva, comportamental e fisiológica. À natureza subjectiva, foram divididas três dimensões; à natureza comportamental, foram estudadas asexpressõesfaciais, e os gestos e as acções; e anatureza fisiológica. Neste trabalho poderemos identificar esses todos estágios e as características de cada uma das naturezas das emoções.
Várias teorias foram desenvolvidas em torno das emoções, são também foco do nosso trabalho, uma vez que algumas ainda hoje são foco de debate, outras nem por isso, inspiram as novas teorias ou as já existentes no que concerne a sua evolução e outras então pela sua importância poderão aqui ser abordadas, mesmo que não tenham tido grande impacto. Para obter o trabalho completo click em Emoções


Economia de Moçambique

Colonialismo e a Industria Transformadora
A estrutura actual da indústria transformadora nacional é em grande parte o produto da herança colonial. O desenvolvimento da indústria transformadora em Moçambique foi iniciado nos anos 30 e acelerado nos anos 60, visando essencialmente dois objectivos: A oferta de matérias-primas semi-processadas para exportação ou para o aprovisionamento da indústria transformadora portuguesa; A satisfação do crescente mercado doméstico, principalmente dos colonos.
A fraqueza das ligações inter e intra-industrias é evidente: Em 1975, 67% da produção da indústria transformadora provinha de três ramos da indústria ligeira: alimentos, bebidas e tabaco (54%); têxteis, vestuário e couro (7%); madeira e mobiliário (6%). Em 1975 a industria química era o segundo mais importante ramo industrial, produzindo 17% da produção da industria transformadora e a dependência de importações era clara. A indústria transformadora era um consumidor líquido de moeda externa. Para obter o documento completo click em Economia de Moçambique

Debate Interparadigmatico

O campo de relações Internacionais e constituído por varias teorias, que explicam ou tentam explicar os fenómenos que ocorrem na arena internacional. Desta feita, troucemos em forma de resumo o debate relacionado a estas teorias.
Para obter o document coompleto click em Debate Interparadigmatico

Contribuição de Filósofos na Psicologia

Contribuições de Sócrates na Psicologia:
Sócrates nasceu a 469 a.C em Atenas e faleceu a 399 a.C em Atenas. Em psicologia, Sócrates professa a espiritualidade e imortalidade da alma, distingue as duas ordens de conhecimento, sensitivo e intelectual, mas não definiu livre arbítrio, identificando a vontade com a inteligência. É com Sócrates que a psicologia na antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão. A razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade...Para obter o documento complete click em Contribuição de Filósofos na Psicologia

Percepcao

Percepção é o processo do qual os elementos mentais  são organizados . A percepção é responsável pela significação da coisa ou do que é a coisa em si.  As abordagens teóricas da percepção da forma são:  estruturalismo e gestalt
Para obter o trabalho click em percepcao

Apontamentos de economia politica

Economia política foi um termo originalmente introduzido por Antonie de Montchrétien em 1615, e utilizado para o estudo das relações de produção, especialmente entre as três classes principais da sociedade capitalista ou burguesa: capitalistas, proletários e latifundiários. Em contraposição com as teorias do mercantilismo, e, posteriormente, da fisiocracia, nas quais o comércio e a terra, respectivamente, eram vistos como a origem de toda a riqueza, a economia política propôs (primeiro com Adam Smith) a teoria do valor-trabalho, segundo a qual o trabalho é a fonte real do valor. No final do século XIX, o termo economia política foi paulatinamente trocado pelo economia, usado por aqueles que buscavam abandonar a visão classista da sociedade, repensando-a pelo enfoque matemático, axiomático e valorizador dos estudos económicos actuais e que concebiam o valor originado na utilidade que o bem gerava no indivíduo.
Actualmente o termo economia política é utilizado frequentemente para referir-se a estudos interdisciplinares que se apoiam na economia, sociologia, direito e ciências políticas para entender como as instituições e os contornos políticos influenciam a conduta dos mercados. Dentro da ciência política, o termo se refere principalmente às teorias liberais, marxistas, que estudam as relações entre a economia e o poder político dentro dos Estados. Economia política internacional é um ramo da economia que estuda como o comércio, as finanças internacionais e as políticas estatais afectam o intercâmbio internacional e a política monetária e fiscal.
Para obter o document complete click em Apontamentos de economia politica

Analise da Guerra em Moçambique

O presente trabalho têm como tema a análise da guerra em Moçambique, têm objectivo de fazer uma analise de forma estruturada, concisa e profunda da Guerra em Moçambique que terminou em 1992 com a assinatura do Acordo Geral de Paz.
A análise obedeserá a seguinte estrutura:  a presente introcução, o contexto em que se deram os acontecimentos da guerra, um objectivo geral, e dois objectivos especificos.  De seguidas a  Metodologia, onde farei uso do método histórico e comparativo, as secções, a conclusão e bibliografia. Para que a análise tenha uma base estruturada, uma ferramenta coerrente e uma estrutura analitica, usar-se-à a estrutura basica da análise do conflito.
A análise sera dividida em três secções, onde na primeira secção apresentar-se-à  problema em causa, recorendo a factores históricos do conflito, desde as origens mais profundas da guerra.
A segunda secção didicar-se-à na ilustração das partes. As partes primarias, secundarias e tercearias.
A terceira secção ira fringir as causas, consequências, e a tipologia da Guerra.
 
Para obter o trabalho click Analise da Guerra em Moçambique